quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

AS IDEIAS SAEM DAQUI Ó:

Algumas emissoras de TV´s internacionais estão sendo reconhecidas como grandes celeiros de ideias que acabam por ganhar o mundo em várias versões de suas telenovelas. O comum de todas: Sempre estão abertas a receberem sinopses de produtoras independentes ou até mesmo de roteiristas, ou melhor, Guionistas. O resultado: Histórias bem diferentes, sem que exista a questão do auto plágio, evitando-se as tramas escritas sempre pelos mesmos autores; textos com grande apelo comercial, sem que exista a necessidade de se popularizar ao extremo mediante diálogos imbecis ou infantilizados e linhas de história com linguagem universal, sem que seja necessário fazer uso da mexicanização. Se você acha que o mercado das telenovelas latinas se resume a Televisa, está por fora do atual mercado internacional.  Abaixo, a série TV´s que dialogam com novos roteiristas...


Da série TV´s que dialogam com novos roteiristas 1
RCN DA COLÔMBIA
Já virou tradição a RCN destinar, ao menos, um horário de telenovelas produzidas em parceria com as produtoras independentes da Colômbia.  Isso quando não abre pitching para receber roteiros de roteiristas.

Da série TV´s que dialogam com novos roteiristas 2
CARACOL TV
Atualmente tem um departamento específico para receber projetos.

Da série TV´s que dialogam com novos roteiristas 3
TVN DO CHILE
Costuma fazer pitching e até já teve uma plataforma on line para receber projetos. Na época fiz o teste: Me inscrevi na plataforma, funcionou direitinho, ou seja, recebia projetos de roteiristas de fora do Chile, mas não cheguei a enviar um projeto a tempo. Seus textos costumam ser comprados pela Telemundo e sempre ganham boas versões lá na terra do Tio San.

https://www.youtube.com/watch?v=8S8Ktnqsbh8

Também estou no twitter: @TonnyCruzBR