sábado, 25 de maio de 2013

TELEMUNDO QUER SER A TELEVISA, SÓ QUE NÃO !

O novelista Aguinaldo Silva revelou que, durante uma das reuniões com os produtores da versão hispânica de “Fina Estampa”, questionou os cílios postiços e o cabelão das atrizes até então candidatas a personagem principal da telenovela, já que a “personagem original” não fez uso desses artifícios. A resposta veio quando um alto executivo da emissora disse que todas as atrizes mexicanas usam “cabellon” e cílios postiços. 

Na minha opinião, o referido executivo não falou a verdade quando fez essa afirmação. Ao menos não nas produções da emissora da “terra do tio San”. Pelo contrário, a Telemundo tem tentado de todas as formas afastar e “estética mexicana” das suas novelas.

Cenários precários, figurinos esfuziantes e maquiagem carregada são alguns dos elementos que são evitados nas novelas da emissora. Esses são apenas alguns exemplos da “Cartilha Televiselesca” que a emissora americana não segue de jeito algum. Aliás, com a concorrência da TV Azteca, a própria Televisa tem evitado esse tipo de coisa, mas isso é assunto para outro texto.

As razões da postura adotada pela Telemundo são óbvias: O que se pretende é ganhar o respeito do público internacional e por tabela angariar cada vez mais espectadores que não são necessariamente os latinos americanos. O que de certa forma a emissora tem conseguido, pois já vi em algum lugar que suas produções têm conquistado uma audiência do público genuinamente americano. Algo extremante improvável há algum tempo.

Outro ponto que chama a atenção tem sido a beleza do seu cast. A maioria das novelas hispânicas antigas até pareciam que tiveram seus elencos retirados de um trem fantasma. Hoje em dia, como se não bastasse o maior critério quanto ao padrão estético, já não há o receio de explorar à exaustão os corpos dos seus atores e atrizes. Não há espaço para tramas representadas com personagens muito pudicos. O que dizer quando o belo se une ao ousado? Quem não gosta dessa mistura?

E os cuidados para mostrar tais belezas também são perceptíveis. Era exatamente neste ponto que eu queria chegar: As atrizes não aparecem com penteados disformes, muito menos com o aspecto de cara pintada. Definitivamente não!

Por isso acho que o Aguinaldo Silva agiu corretamente ao se insurgir contra os cabelos e cílios das atrizes, já que se tem evitado esses excessos em produções anteriores, por que aceitá-los em Marido de Alquiler?

Em contra partida a atitude do diretor da Telemundo, ao dizer que todas as atrizes mexicanas usam esses recursos, até pode ter um fundo de verdade, mas não nas produções da emissora em que ele trabalha. Ao menos isso não é feito de forma tão indiscriminada e natural quanto o que ele tentou transparecer. Admitir o contrário seria estabelecer uma contradição com o atual panorama da emissora.

E sem querer criar celeuma, embora goste de um “furdunço”; devo dizer que o tratamento que a Telemundo tem dado a textos oriundos de outras emissoras tem sido com grande esmero. Vide as adaptações dos textos vindos da TVN do Chile. Tanto o modo de contar as histórias, quanto a forma de fazê-las foram evidentemente inspiradas nas séries de investigação americanas. Quem duvidar do que estou falando procure ver vídeos das versões americanas de “Donde Estás Elisa?” e “Alguien te Mira”.

Enfim, espero que o mesmo cuidado seja empregado com a nova versão de “Fina Estampa” e que o público americano, como um todo, também possa se divertir e se emocionar com a história que fez milhares de brasileiros ficarem diariamente à frente da TV. Só não esperem que ela tenha a mesma qualidade da versão brasileira, porque aí, já é pedir demais.

 

Obs.: Estou demorando para postar porque estou preparando novidades. Em breve vou falar sobre isso.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

EU ACHO QUE ELA NÃO MERECE, MAS MESMO ASSIM: PARABÉNS BAND!




Nesta segunda feira a TV Band fez aniversário. A comemoração foi tão insossa, que nem a emissora fez algo a altura para comemorar seus 46 anos. Eu acho esta emissora bem esquisita. A esquisitice começou quando, na década de noventa, ela praticamente “enterrou” toda a sua linha de shows, infantis e teledramaturgia para se tornar a “TV do esporte”. Algo inadmissível para uma emissora aberta que deve ter uma linha de programação variada.

Para piorar veio o seu novo nome: “BAND”. Até hoje isso não me convenceu. De quem foi a ideia para rebatizar a emissora com um nome desse? BANDEIRANTES soava mais imponente! Como se não bastasse ter perdido a imponência, também perdeu o segundo e terceiro lugares para o SBT e RECORD. Perdeu ou a própria emissora os entregou de bandeja?

Para piorar, quando se busca o que a emissora já produziu, nota-se que o tempo não lhe fez bem. Em parâmetro de comparação com ela mesma, constatamos o quanto a sua programação atual é ruim, fraca e insossa...

A nova cagada da emissora é a de praticamente só produzir novos formatos, se eles forem estrangeiros. Os argentinos ainda vão comprar a emissora. Aliás, essa cagada só não é maior do que a de vender o seu horário mais nobre para uma igreja.

E o que falar da teledramaturgia? Para quem já fez “Os Imigrantes”, “A Deusa Vencida”, “Ninho de Serpentes”, “Cavalo Amarelo” e “Meu Pé de Laranja Lima”, é vergonhoso ver as suas últimas produções.

Aliás, dizem que boa parte do material do arquivo da emissora estaria - sem meias palavras - apodrecendo em cantos e prateleiras da emissora, sem qualquer tratamento de manutenção. Estão destruindo o que a emissora tem de melhor: O seu passado!

Bem, não é preciso ser vidente para saber que o futuro da emissora não é nada promissor. Não se vê notícias de produção de novos programas de auditório ou de teledramaturgia. Esperem sim, uma enxurrada de Reality shows daquela produtora do país do Maradona e ainda muitas séries enlatadas.

Mas como sempre existe uma luz no fim do túnel. A emissora poderia produzir bons programas infantis, novos programas de auditório e principalmente reativar sua teledramaturgia. Material não lhe falta: Que tal refazer as tramas da Ivani Ribeiro, que a emissora tem de sobra? O futuro é nebuloso, mas o poder de fazê-lo brilhar, tal qual a mais lídima luz solar pode estar ao seu alcance. O seu passado foi construído com esforço próprio, o mesmo pode ser feito com o seu futuro.

Parabéns, Band(DEIRANTES) !