segunda-feira, 13 de maio de 2013

EU ACHO QUE ELA NÃO MERECE, MAS MESMO ASSIM: PARABÉNS BAND!




Nesta segunda feira a TV Band fez aniversário. A comemoração foi tão insossa, que nem a emissora fez algo a altura para comemorar seus 46 anos. Eu acho esta emissora bem esquisita. A esquisitice começou quando, na década de noventa, ela praticamente “enterrou” toda a sua linha de shows, infantis e teledramaturgia para se tornar a “TV do esporte”. Algo inadmissível para uma emissora aberta que deve ter uma linha de programação variada.

Para piorar veio o seu novo nome: “BAND”. Até hoje isso não me convenceu. De quem foi a ideia para rebatizar a emissora com um nome desse? BANDEIRANTES soava mais imponente! Como se não bastasse ter perdido a imponência, também perdeu o segundo e terceiro lugares para o SBT e RECORD. Perdeu ou a própria emissora os entregou de bandeja?

Para piorar, quando se busca o que a emissora já produziu, nota-se que o tempo não lhe fez bem. Em parâmetro de comparação com ela mesma, constatamos o quanto a sua programação atual é ruim, fraca e insossa...

A nova cagada da emissora é a de praticamente só produzir novos formatos, se eles forem estrangeiros. Os argentinos ainda vão comprar a emissora. Aliás, essa cagada só não é maior do que a de vender o seu horário mais nobre para uma igreja.

E o que falar da teledramaturgia? Para quem já fez “Os Imigrantes”, “A Deusa Vencida”, “Ninho de Serpentes”, “Cavalo Amarelo” e “Meu Pé de Laranja Lima”, é vergonhoso ver as suas últimas produções.

Aliás, dizem que boa parte do material do arquivo da emissora estaria - sem meias palavras - apodrecendo em cantos e prateleiras da emissora, sem qualquer tratamento de manutenção. Estão destruindo o que a emissora tem de melhor: O seu passado!

Bem, não é preciso ser vidente para saber que o futuro da emissora não é nada promissor. Não se vê notícias de produção de novos programas de auditório ou de teledramaturgia. Esperem sim, uma enxurrada de Reality shows daquela produtora do país do Maradona e ainda muitas séries enlatadas.

Mas como sempre existe uma luz no fim do túnel. A emissora poderia produzir bons programas infantis, novos programas de auditório e principalmente reativar sua teledramaturgia. Material não lhe falta: Que tal refazer as tramas da Ivani Ribeiro, que a emissora tem de sobra? O futuro é nebuloso, mas o poder de fazê-lo brilhar, tal qual a mais lídima luz solar pode estar ao seu alcance. O seu passado foi construído com esforço próprio, o mesmo pode ser feito com o seu futuro.

Parabéns, Band(DEIRANTES) !

 

Um comentário:

  1. A BAND deveria pelo menos produzir um compacto de toda a sua programação até então. Há um relaxo na teledramaturgia. Ela se focou muito no esporte, em tempo que hoje temos vários canais do tipo.

    Melhor período da BAND foi na década de 80: programas BRONCO, CASA DE IRENE, novelas como CARA A CARA, NINHO DA SERPENTE, CAVALO AMARELO, O MEU PÉ DE LARANJA LIMA e sobretudo OS IMIGRANTES, ficaram na memória do canal, que não soube investir no que o povo gosta. Talvez aí é uma emissora que patina em audiência.

    ResponderExcluir