sexta-feira, 30 de março de 2012

CUIDADO COM A PRAGA DO CRIADOR SEJA ELE ESCRITOR, DESENHISTA OU ROTEIRISTA

Como vocês sabem o filme o Motoqueiro Fantasma 2 esteve recentemente em cartaz nos cinemas. Desse personagem eu tenho uma história para contar. Saibam que seu criador, o desenhista Gary Friedrich foi processado pela Marvel, atual detentora dos direitos do personagem, que o proibiu de comercializar desenhos feitos de sua ex-criação.
Ocorre que Friedrich, há algum tempo atrás vendeu os direitos do personagem em troca de futuros trabalhos na Marvel. Só isso, nada mais. Não sei o que o levou a assinar uma contrato contendo uma asneira dessas. Ou ele é muito ingênuo ou não tinha completa noção do tamanho do personagem que tinha criado.
O fato é que a Marvel não o chamou para desenvolver algum trabalho e ele ainda teve que engolir dois filmes que ficaram muito aquém da grandiosidade do personagem e o que dizer do fato dele ter sido interpretado por..., bem deixa pra lá.
Como eu estava dizendo, hoje ele sequer pode desenhar o Motoqueiro Fantasma em feiras de HQ’s para descolar um “troquinho”, sob o risco de ser processado. Aliás, é exatamente por este motivo que ele já está respondendo a um processo e tem se valido da caridade dos fãs para custear o litígio judicial.
O que lhe resta fazer contra a Marvel? Quase nada, a não ser praguejar tal qual um cigano raivoso. Aliás, teriam os criadores do Superman jogado uma praga na DC Comics pelo fato de terem se achado preteridos? Porque reza a lenda que uma certa maldição paira sobre o personagem do Superman e se de fato ela existe, quem a sentiu diretamente na pele foi, entre outros, o saudoso Christopher Reeve. O que aconteceu com Reeve todos já sabem.
Entre verdades e fantasias, o fato é que um criador seja ele desenhista, escritor ou roteirista, não deve se deslumbrar pelo fato de ter sua obra eventualmente produzida por um grande clonglomerado da comunicação. Mas sempre ter consciência da força do personagem e história que tem em mãos e não vendê-los por micharia. Porque depois de feita a mer#@ praguejar pode até dar resultado, mas a praga pode recair em quem menos merece.

quinta-feira, 29 de março de 2012

LIVROS DA SÉRIE VAGA-LUME VÃO VIRAR FILMES

Lembro que a leitura de paradidáticos na época da escola sempre foi algo muito delicado, porque muitos livros indicados aos alunos estavam fora das suas realidades e o que deveria ser um ato de prazer virava um verdadeiro martírio.
Mas as vezes as coisas mudavam e eis que surgia uma luz no fim do túnel. Isso acontecia quando a indicação se voltava para algum livro da série vaga-lume. Uma coleção literária especialmente voltada para o público juvenil da época. Quem está na faixa dos trinta anos sabe bem o que estou falando.
Essa série era marcante porque, quase sempre, aliava a boa literatura com uma narrativa ágil e caía facilmente no gosto dos seus leitores, que se identificavam com aqueles personagens e até se imaginavam dentro daquelas histórias. Lembro bem de “O Ninho dos Gaviões”, “A Turma da Rua Quinze”, entre outros.
É claro que na época esta série não era uma unanimidade entre os professores, pois sempre existiam aqueles mais ortodoxos que se contorciam de raiva, porque para eles, só mereciam espaço no céu de brigadeiro Machado de Assis, José de Alencar e companhia limitada. Professores bobinhos né? Mal sabiam eles que bruxinhos, lobisomens e vampiros, estavam por vir em gerações seguintes.
Machado, José, Graciliano, são ótimos e eternos, mas a literatura juvenil também é importante para a consecução do hábito de leitura dos jovens, embora os seres da última linha do parágrafo anterior devam continuar a passarem longe da adoção pelas escolas. Caso contrário, quem vai se contorcer de raiva sou eu.
Mas por que estou tendo este lampejo literário melancólico agora? Porque acabei de saber que dois livros da série vaga-lume vão virar filmes. São eles: “O Mistério do Cinco Estrelas” e “O Cadáver Ouve Rádio”. Estes eu não li, mas para ganharem adaptações para o cinema é porque devem ser bons (em tese).
E vocês leitores leram livros dessa série? Lembram de ao menos um? Envie um comentário. Vamos criar uma onda nostálgica neste blog.

quarta-feira, 28 de março de 2012

COMO ESCREVER UMA NOVELA

O novelista Aguinaldo Silva lançou um edital que visa premiar roteiros para cinema ou telefilme e me fez lembar algo que aconteceu no ano de 2005, quando uma certa euforia estava tomando conta de alguns roteiristas que sonhavam em escrever para a televisão, sobretudo escrever novelas, por conta dos altos salários. Isto porque a Rede Record, em um lance de ineditismo para o Brasil, lançou o seu Concurso de Roteiros de Telenovelas.
Eu que estava voltado tão somente para o cinema, na condição de roteirista iniciante, embora hoje eu ainda assim me considere (só que premiado), movido pela euforia contagiosa, tratei de participar do tal concurso, porque no fundo encaro “a barba, o cabelo e o bigode”.
Lembro que sentei à mesa com um lápis e uma cartolina e tratei de elaborar a sinopse; porque eu crio sinopses em forma de esquema. Vou traçando personagens que vão se ligando como se fossem uma árvore genealógica. Eu tenho memória visual e me facilita ter a visão da história de forma esquematizada.
A história completa foi criada em pouco menos de uma manhã. Depois disso fui digitar a sinopse que já estava na minha cabeça e pimba! O computador deu pau. Tive que escrever tudo a mão e posteriormente pagar para digitar. E lembro que quando fui pegar a sinopse já digitada o rapaz da digitação me olhou com um certo brilho nos olhos e perguntou: Isso é uma história né? Que história boa, vai ser um livro é? Eu apenas dei uma tímida risada.
Mal sabia o digitador que se tratava de uma sinopse de telenovela. Mas a verdade é que pra mim eu já tinha vencido o concurso, porque já tinha passado pelo crivo de quem realmente entende do assunto: alguém do povo; que apesar de não saber do que aquilo se tratava, sabia que era algo bom.
É para o povo que as novelas são feitas; assim sempre foi e assim será. E entenda povo de uma forma desprendida daquele conceito pejorativo. Aqui entenda esta palavra, como população, habitantes do nosso País. Embora exista uma minoria que sempre ache que está na Dinamarca.
Voltando ao assunto. No edital da emissora, um dos requisitos era de que, além de entregar a sinopse, deveríamos entregar três capítulos prontos para serem gravados, ou seja, de uma forma estritamente profissional.
Eu tinha prometido a mim mesmo que só participaria do concurso se seguisse a rotina dos autores, ou seja, escrever um capítulo por dia. Desse modo, começava a escrever por volta das sete e meia da manhã; parava para almoçar, voltava a escrever e só iria terminar por volta das seis da tarde. Assim foi feito durante três dias e escrevendo tudo a mão para depois ser digitado.
No terceiro e último dia quando escrevi o “FIM DO CAPÍTULO”, senti um grande orgulho pelo fato de ter cumprido a risca o que tinha prometido a mim mesmo.
No outro dia acordei com um alívio enorme, que só não foi absoluto, porque tive uma certa inversão fisiológica, pois acordei com a munheca dura e “aquilo” mole.
O resultado do concurso todos já sabem, a vencedora foi Gisele Joras, que depois veio a escrever “Amor e Intrigas” e “Bela a Feia” e mostrou que venceu porque, ao contrário de mim, já estava pronta. Inclusive acho a primeira uma das melhores novelas da Record.
Outro dia li o que eu tinha escrito e constatei que de fato a história era muito boa e estava muito bem contada na sinopse, contudo os capítulos estavam muito ruins, neste caso tive vergonha de mim mesmo. Reconheci cada erro que cometi e não estou falando de português, estou falando da narrativa. Fui traído pela minha ansiedade. Inobstante o tempo que precisava ser cumprido, não se escreve tudo que vem a cabeça. O raciocínio é o mesmo da fala.  A gente sabe que é necessário pensar bem antes de falar. O processo da escrita deve ser algo extremamente racional, é a ponderação que pode ser o fator determinante na qualidade dos textos.
Hoje, continuo ansioso, mas já aprendi a não apresentar nada sem antes ler e reler o que foi escrito. Foi a primeira grande lição que aprendi e que pretendo seguir sempre. Logo, o título desta postagem cairia melhor se fosse “como não escrever uma novela”. Espero que todos aprendam com ele e tentem controlar a ansiedade em qualquer obra escrita que venha a ser apresentada a terceiros, principalmente se for para um concurso.
Enfim, eu respondo a pergunta da postagem anterior. Eu já escrevi novela? Não, mas por tudo que foi dito, posso dizer que passei o dedo no bolo e senti o gostinho.

terça-feira, 27 de março de 2012

O PROCESSO DE CRIAÇÃO E ESCRITA DE UMA NOVELA

Como tenho dito desde o início, o nosso blog tem sido feito de uma forma, digamos “aconchegante”, de modo que a minha grande preocupação é a de escrever de uma forma direta, bem distante do tom formal. De modo que tudo o que eu diga ou escreva aqui poderia ser dito do mesmo modo na mesa de um bar entre um ou outro gole de cerveja.
Sim, porque, ao contrário de outros colegas, que mantém seus blogs para se auto firmarem como grandes candidatos a substitutos de Graciliano Ramos, eu tento seguir o caminho inverso e manter a linguagem um pouco menos formal, porque no fundo nosso blog é uma grande reunião de amigos sedentos por um bom bate papo.
Como partícipe de todo bom bate papo, não tenho pretensões de “catequizar”, ou ensinar ninguém a ser roteirista, afinal não me predispus a criar um curso de roteiro on line, como também sei que meus seguidores são ecléticos e acredito que a maioria absoluta não têm pretensões de serem escritores. Mas aqui sempre estão como confrades movidos pela curiosidade pelo que este que aqui escreve tem a dizer.
Hoje, como prometido, lhes direi como se escreve uma novela, só para matar a curiosidade de muitos de vocês, que acredito alguma vez já devem ter se perguntado como se escreve “aquilo lá”. Eu melhor diria, que aqui mostrarei qual o caminho que se segue na escrita de uma novela.
Em primeiro lugar, tudo parte do óbvio, uma idéia, uma história com um bom teor popular, de preferência uma trama em que o telespectador possa se identificar. Hoje em dia tudo tem sido feito para agradar a classe “C”. A partir daí será desenvolvida uma sinopse, que pode conter a história central, ou todas as histórias que vão aparecer na novela.
A sinopse geralmente vai acompanhada de uma breve apresentação, que é onde o autor coloca o que vai ser a novela, os temas que ela vai conter, os seus objetivos, enfim, é aí que ele já começa a “vender o seu peixe”. De modo geral, as sinopses aqui no Brasil são longas e podem conter facilmente em torno de cem páginas.
Além da apresentação, também existirá uma story line, que é um pequeno resumo da história, contendo poucas linhas, até dez, por exemplo. Também poderão ser apresentados os objetivos específicos, justificativa (as razões que lavaram o autor a escrever a história) e a lista de personagens, contendo a idade, a compleição física e um pequeno arco dramático de cada um.
É claro que não há uma regra definitiva que determine que o projeto deva conter todos esses elementos. Há variação de autor para autor, mas o que é indispensável é a sinopse, por razões óbvias.
Quando o projeto é entregue a emissora, o título ali colocado não é o definitivo, ou sendo o definitivo ele ficará restrito a poucas pessoas, até que o projeto seja registrado. Isso acontece para evitar que algum “espertinho” possa registrar antecipadamente outra obra com o mesmo título com o mero intuito de posteriormente tentar vendê-lo para a emissora, como já aconteceu com a Tv Globo.
Dessa forma, o projeto começa a ser desenvolvido com um título provisório, quase sempre meio absurdo. Ao ser aprovado, o projeto vai ganhado a aderência de outros profissionais, como diretores, produtores e colaboradores.
Estes últimos, como o próprio nome já diz, vão colaborar com o autor na escrita dos capítulos da novela. Geralmente um colaborador é um “dialoguista”, porque a ele cabe a função, de principalmente, desenvolver os diálogos.
Em meio a isso tudo começam uma série de infinitas reuniões onde serão discutidos todos os detalhes da novela, entre eles a escalação do elenco, e é comum aí surgirem algumas rusgas, o que é absolutamente normal.
Voltando a escrita. O autor vai elaborando uma escaleta diária de cada capítulo, com divisão das cenas e descrição minuciosa do que ele quer em cada uma. Então ele faz a sua distribuição determinando quais as cenas que cada colaborador vai desenvolver. E no mesmo dia ele recebe as cenas devidamente escritas, ele junta todas elas e faz uma revisão geral do capítulo, que é entregue a emissora.
Este processo nem sempre é seguido desta forma, porque tem autores que também escrevem cenas a partir da escaleta que eles mesmos criaram, como também existem aqueles que escrevem tudo sozinhos, embora isso seja cada vez mais raro.
Então esse “ritual” é seguido diariamente, em um processo que toma de oito a doze horas diárias do autor, que tem que entregar seguidamente e de forma impreterível, um capítulo por dia. Algo com trinta e cinco até cinqüenta páginas. É um processo muito desgastante.
E alguém pode perguntar: como você sabe, já escreveu alguma novela? E eu diria: mais ou menos, mas isso é assunto para outra postagem. Quem sabe já na próxima...

segunda-feira, 26 de março de 2012

ESTOU DE VOLTA

Até que enfim estou de volta. Estive muito atarefado e sem tempo para postar. Como vocês sabem o meu compromisso com vocês aqui é diário e sempre tenho tido preocupação em trazer algo novo. Mas peço licença para retomar um assunto que tratei há poucos dias aqui mesmo.
Antes de adentramos na questão, vejam o que o João Emanuel Carneiro disse em recente entrevista ao jornal o Estado de São Paulo:

“Não me interessa mais ser roteirista de cinema: um empregado que tem um cliente, o diretor, e você tem de ser uma espécie de serviçal do desejo desse diretor.”

Sobre o João, cabe a sua pessoa escrever durante os próximos nove meses, “Avenida Brasil” a nova novela das nove da TV Globo.
Ele já escreveu para o cinema e entre os seus roteiros está o premiado “Central do Brasil”, portanto tem muita propriedade sobre o que fala e a sua declaração só vem ratificar aquilo que eu tenho dito: a falta da total intelectualidade do roteirista nos roteiros dos filmes brasileiros.
Todo mundo quer interferir no roteiro: os diretores, produtores e etc. e o resultado quase sempre é uma catástrofe.
Entendem porque o problema do cinema brasileiro agora é o roteiro (um dia foi o áudio). De modo que quem leva a má fama são os roteiristas.
Portanto, antes de chingarem estes “pobres coitados”, saibam que existe todo um processo na escrita do roteiro e que neste processo, muitas vezes, esses profissionais, que deveriam ter total ou mais influência sobre o roteiro muitas vezes é o “arroz”. Só acompanha.
Daí a razão pelo fato de que quase todos os roteiristas sonhem em trabalhar na televisão, principalmente escrevendo novelas. Embora poucos assumam publicamente este desejo.
É que lá a última palavra quase sempre é do autor e em algum eventual embate entre ele o diretor, quase sempre o primeiro leva a melhor.
Por falar em novela, eu não esqueci da promessa que fiz sobre como se elabora uma telenovela, amanhã mesmo eu direi como. Aguardo vocês

sexta-feira, 9 de março de 2012

BLOG FICARÁ SEM NOVAS POSTAGENS POR UMA SEMANA

Prezados seguidores, o nosso blog ficará sem postagens por uma semana, por conta de compromissos do seu moderador.
Mas depois podem voltar aqui que novas publicações já estarão disponíveis.
Até breve.

ECAD PODE COBRAR POR EXECUÇÃO DE MÚSICAS NOS BLOGS

Vejam só que notícia. Os blogueiros terão que ter muito cuidado com os vídeos que postarem nas suas páginas, principalmente se o conteúdo tiver música.
            Já há registro de que o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) notificou os donos de um blog movimentado que está utilizando este tipo de conteúdo, mesmo que só dando link para site de vídeos, como o youtube.
O youtube, para não ser alvo de processo por cobrança de direitos autorais musicais, já paga ao Ecad os direitos autorais pelas músicas dos seus vídeos.
Para o Ecad, não importa se o blog está transmitindo ou retransmitindo os vídeos; ou seja, se ele abriga ou apenas dá o link para o vídeo. O fato é que para a entidade o uso de músicas em blogs é uma nova execução, o que gera o dever de pagar pelos seus direitos.
Sinceramente nem sei o que comentar. O que vocês acham disso?

quinta-feira, 8 de março de 2012

O PROBLEMA DO CINEMA NO BRASIL É O ROTEIRO

Você já deve ter ouvido falar que o problema do cinema brasileiro são os roteiros. Há meia verdade nisso, assim com obviamente, meia mentira. Isso porque é necessário avaliar o que se passa na linha de produção dos filmes e o que de fato acontece com os seus roteiros até que alcancem o seu resultado final.
Da forma que está, o roteirista é o profissional menos inglório de toda essa linha de produção, porque quando entrega o seu roteiro escrito aos diretores ou produtores, perdem por completo a sua relação com “seu filho” e os outros decidem criá-lo da forma que bem entenderem.
Eu explico, é que no Brasil praticamente não há a figura do “roteiro autoral”, ou seja, do roteiro que traga em si a completa intelectualidade do roteirista, já que alguns diretores ou produtores quase sempre decidem mexer no que está ali escrito. Um absurdo!
O tratamento dispensado ao roteiro é o equivalente ao dado a uma mulher de “beira de estrada”. Quem pagou se acha no direito de ir metendo a mão onde bem entender.
É grande número de roteiristas que se desapontam com essa realidade, mas é fato também que essa relação nem sempre é um “mar de rosas” e de vez em quando ocorre uma rusga aqui ou ali.
Então se a questão é vista com este “pequeno detalhe”, o problema do cinema brasileiro não é o roteiro, mas o tratamento que é dado na forma de se utilizar um roteiro já escrito. Porque quando alguém que não tem o conhecimento técnico específico para a sua escrita, se aventura a reescrevê-lo, as consequências podem ser catastróficas e teve até caso de roteirista que pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos do filme, por conta do resultado desastroso do roteiro definitivo.
Então a coisa fica da seguinte forma: se o roteiro é bom e o filme faz sucesso, o crédito vai para o diretor, mas se o filme fracassa por um roteiro ruim, o primeiro a “tomar no toba” é o roteirista.
Portanto, antes de falar mal dos roteiros dos filmes nacionais, dizendo que eles são ruins ou que lhe faltam ousadia (o que na maioria das vezes é verdade), saiba que existe todo um processo onde muitas mãos se enfiam onde não deveriam.

 

GRUPO MIDIÁTICO DONO DA FOX QUER COMPRAR BANDSPORTS

O grupo FOX, da NewsCorp está mesmo decidido a entrar firme no mercado esportivo televisivo do Brasil. Como tem encontrado resistência em ter seu canal FOX SPORTS transmito em direitos de igualdade como SPORTV, o grupo decidiu oferecer R$ 80 milhões pela compra do BANDSPORTS do grupo bandeirantes.
Por enquanto as partes envolvidas não pretendem comentar o assunto, mas a questão já estaria bem adiantada e seria uma grande surpresa se ela desandasse.
A intenção é fazer com que o conteúdo esportivo do grupo seja exibido dentro do BANDSPORTS, já que este está em quase todos os pacotes das operadoras de TV por assinatura e nada impede que exiba o que bem entender, o que inclui as partidas dos jogos da libertadores.

VEM AÍ UMA LEI QUE VAI INCENTIVAR ABERTURAS DE SALAS DE CINEMA

Houve uma época em que as salas de exibição de filmes eram bem distribuídas por todo o país, inclusive em cidades de pequeno porte. Com a crise do mercado cinematográfico, as salas foram sendo extintas e dando lugar a igrejas ou estacionamentos.
Hoje praticamente só existem as salas multiplex nos Shoppings Centers das grandes cidades e os cinemas que exibem filmes adultos (se é que vocês me entendem).
Uma Lei Federal pretende contornar essa situação e entre outras medidas, vai oferecer linha de crédito e isenção de impostos na aquisição de maquinário a quem queira montar salas de exibição.
O foco da medida será a classe C, já que esta está em expansão, mas ainda não tem por hábito ver filmes nos cinemas.
A idéia é boa, mas de nada adianta oferecer linha de crédito, se não houver um combate a pirataria de filmes. Pois a classe C é a grande consumidora de DVD´s piratas vendidos livremente nas ruas das cidades.

quarta-feira, 7 de março de 2012

O LEÃO ESTÁ MANSINHO

Houve um tempo em que as produções e os atores de Hollywood eram identificados pelos estúdios que as produziam, ou os mantinham contratados. Era uma época áurea em que um glamour não agressivo pairava no meio cinematográfico dos grandes e poucos produtores que ostentavam extrema imponência.
Entre esses, já figurava o Metro-Goldwyn-Mayer, ou simplesmente MGM. Ele foi fundado em 1924 com o mero intuito de fazer produções para serem exibidas pela cadeia de cinemas do seu criador.
A logomarca do estúdio, é a do leão cincundado com uma película (ou fita), cuja trilha sonora é um retunbante rugido do animal. Certamente esta foi a vinheta mais marcante entre as dos grades estúdios de Hollyood e me causava grande impacto quando eu era criança.
Mas a situação atual do estúdio destoa da imponência da sua vinheta. Atolado em dívidas, ele vive na iminência de ser declarado falido, acaso não honre seus compormissos financeiros.
A sua receita praticamente se resume as rendas da bilheteria de um ou outro filme do 007 e das vendas do seu catálogo de filmes para as TV’s.  Catálogo este que ao longo dos anos se tornou um dos maiores de Hollywood.
No entanto, fora as produções do James Bond, não me recordo qual foi a última vez que vi uma produção “do leão” nos cinemas. Vocês lembram de alguma? Respondam nos comentários e ajude este escriba na sua falha de memória.
Abaixo algumas notas do audiovisual.

GALVÃO BUENO VAI FICAR FORA DA TRANSMISSÃO DAS OLIMPÍADAS DE LONDRES

O narrador Galvão Bueno da TV Globo, não vai participar das transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres. Como todos já sabem, os direitos de transmissão do evento para TV aberta no Brasil são exclusividade da Record. No entanto, o SPORTV, adquiriu os direitos para TV fechada. A Globo deu a opção para Galvão bater ponto no canal da Globosat, mas dizem que ele não topou.

RECORD DETONA MMA EM MATÉRIA DO DOMINGO ESPETACULAR

Ainda repercute a matéria exibida neste domingo no programa “Domingo Espetacular” da Record, onde a emissora exibiu uma reportagem com cerca de quatorze minutos para criticar o esporte.
Durante a matéria, a Record deixou nas entrelinhas que o MMA não é uma atividade esportiva e oferece perigo aos seus praticantes, exibindo uma entrevista com um ex-lutador que ficou paraplégico ao ser nocauteado por um adversário durante uma luta.
Houve entrevistas de pessoas nas ruas, onde todas só falavam mal do esporte e também o fato de que em alguns Estados dos EUA a modalidade é proibida.
O MMA é exibido pela Globo com grande sucesso. Será que se fosse exibido pela Record a matéria também teria o contorno que ganhou?

CANAIS DA FOX SOFREM RETALIAÇÃO DAS OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA

Dizem que tem operadora de TV por assinatura que tem feito alterações nos seus pacotes, dentre as quais, colocando os canais do grupo FOX naqueles que tem menor aderência dos assinantes. Tudo com o intuito de torná-los menos vistos pelo público. Seria uma retaliação pelo fato do lançamento do canal FOX SPORTS?

GLOBO “ENTREGA” PÚBLICO INFANTIL PARA O SBT

Como já foi dito aqui outro dia, a dinâmica da concorrência da TV é muito curiosa. Ela muda conforme as conveniências das situações. Hoje a Globo e o SBT vivem “se lambendo”, com direito a elogios e tudo mais, uma realidade bem distante de outros tempos.
Isso ficou mais do claro, na entrevista coletiva em que o diretor geral da Globo, Octavio Florisbal deu nesta semana para divulgar a nova grade de programação da emissora.
Entre as novidades estará a extinção quase que completa da programação infantil do canal, onde a TV Globinho vai ter edição somente aos sábados. Na oportunidade, houve até elogios para o SBT, vejam só:
“Internacionalmente, as emissoras de TV Aberta não exibem mais conteúdo infantil. Ele está cada vez mais restrito à TV paga, com canais direcionados só para isso. Acreditamos que isso também começará a acontecer no Brasil. Além disso, manter uma programação para crianças é muito complicado, pois ela não dá retorno nem em audiência – uma vez que eles preferem assistir os programas infantis da TV paga – e também não trazem retorno comercial, porque as restrições para publicidade infantil são muito rígidas”, disse Florisbal. “Certamente, quem irá absorver esse público é o SBT, que já faz, há muitos anos e muito bem, uma programação infantil na TV Aberta”, elogiou Florisbal.
Só para lembrar, o SBT hoje não é mais uma ameaça para a Globo como em outros tempos e já que não é uma ameaça pode receber rasgados elogios.
Não me recordo de comentários desse tipo à época da “Casa dos Artistas” ou a final da “Copa do Brasil” que foi transmitida pelo canal do Seu Silvio; ou ainda a novela “Carrossel” na sua primeira exibição. Por que será?

segunda-feira, 5 de março de 2012

FILME “DRIVE” É LIGEIRAMENTE EXPERIMENTAL

Ontem assisti ao filme DRIVE, que é estrelado pelo novo “queridinho” de Hollywood, Ryan Gosling. Na produção ele interpreta um mecânico e motorista dublê de filmes que nas horas vagas trabalha como motorista que ajuda a dar fuga a assaltantes, embora tenha quem ache que seria o contrário e eu concordo.
A produção está sendo divulgada como sendo de ação, mas não é. DRIVE é um daqueles filmes de circuito comercial que flertam aqui e ali com o experimentalismo, mas só flerta. A começar pelo gênero. Ele não é um filme de ação. Ou melhor, ele é um filme que também é de ação, aliado a drama e suspense. Se tivesse que o classificar de uma forma fria e objetiva o rotularia como suspense psicológico.
O filme traz uma série de alusões a outros gêneros do cinema como os de faroeste ou terror e até o estilo noir, embalado com altas doses de violência e uma trilha sonora bem harmônica com filme, isto implica dizer que ela é deliciosamente caótica, oscilando entre o eletrônico psicodélico e o pop rock eletrônico.
Outra curiosidade é que o personagem principal (que caiu como uma luva para Gosling) nunca tem seu nome revelado, ele é chamado de “garoto” ou “motorista”, numa jogada que serve para aumentar o seu ar misterioso.
O roteiro é bom e enveredou pelo lado linear, sem alterações na ordem de exibição dos acontecimentos, o que revela que neste quesito, os seus produtores preferiram fazer algo bem didático e se afastaram do livro homônimo, que dizem ser não linear.
É um bom filme de se ver, principalmente se você estiver cansado de mocinhos fruto de um processo criativo maniqueísta. Em DRIVE mocinho bom é mocinho mau, e a apatia do personagem diante das situações perante as quais vai se deparando o faz agir como um animal feroz sem qualquer remorso. Uma ode a riqueza dramatúrgica.
Gostei muito do filme porque estou cansado de mocinhos bonzinhos. Neste aspecto, DRIVE tem algo parecido com um roteiro em que eu estou trabalhando.
Abaixo algumas notas sobre o mercado audiovisual

VEM AÍ O PRIMEIRO FILME PORNÔ EM 4D

A indústria do entretenimento não para de surpreender. Eu nem sabia que já existia filme pornô em 3D e fui pego com a notícia de que já está em produção, o primeiro filme pornô em 4D.
Depois de lançar “Sex Zen” em 3D lá na Ásia, o seu produtor não se deu por satisfeito e quer aumentar o nível de realismo ao empregar a nova tecnologia. Mas não se animem meus amigos, porque a empreitada só vai ser colocada em prática em Hong Kong. Lá a versão 3D fez mais sucesso que “Avatar.”
Os efeitos dos filmes 3D todos nós já sabemos, mas como seria os dessa nova tecnologia. Os espectadores iriam se sentir dentro do filme. Seria um surubão ?

SEGUNDA TEMPORADA DO DESENHO THUNDERCATS ESTRÉIA EM MARÇO NOS EUA

Todos já sabemos que um dos desenhos icônicos dos anos oitenta ganhou uma nova versão. Se comparado a primeira, o visual dos personagens da segunda versão é meio infantilizado, o que fez com que muita gente torcesse o nariz. Em compensação, há quem diga que os roteiros da nova versão são bem melhores. Quanto a isso este blog não vai opinar porque ainda não assistiu nada a respeito.
De toda forma o Cartoon Network dos EUA já anunciou a estréia da segunda temporada para 24 de março. Os fãs do Brasil vão ter que esperar um pouco mais. Aqui, o desenho só entra em cena em agosto.

“PAC MAN” GANHA NOVO DESENHO ANIMADO

O personagem de game mais famoso do mundo (ao menos um dia foi), vai ganhar uma nova série de desenhos animados especialmente para a TV. O projeto já está em andamento por alguns anos, mas só vai ganhar as telinhas em 2013.
A produção será feita com tecnologia 3D e o personagem amarelo e rechonchudo vai ganhar a companhia de outros dois fiéis escudeiros, uma garota cor de rosa e um jogador de basquete.
Mas se engana quem acha que esta é a primeira empreitada animada do personagem, nos anos oitenta a rede de americana TV ABC já tinha exibido uma outra série com a bolota amarela.
Agora é só esperar pra ver o resultado. Será que ele vai repetir o êxito do jogo. Aliás, o jogo “PAC MAN” ainda é lançado?

LIBETADORES SÓ NO FOX SPORTS

Todo mundo já sabe que o grupo FOX tem os direitos de exibição da libertadores. Três importantes partidas serão transmitidas com exclusividade nesta semana pelo canal FOX SPORTS . Vejam só:
Terça-feira (06/03): Vasco e Alianza Lima;
 Quarta (07/03): Santos e Inter;
 Quinta (08/03): Flamengo e Emelec.

TVA E TELEFÔNICA TV VÃO SE CHAMAR VIVO TV

Assim como aconteceu com a Via Embratel que agora é Claro TV, a partir do dia 15 de abril, as operadoras de TV por assinatura TVA e a Telefônica TV também vão mudar de nome e passarão a se chamarem VIVO TV. Por enquanto não vai haver alteração nos serviços da empresa e os preços também serão mantidos.

sábado, 3 de março de 2012

O BLOG DO TONNY CRUZ É UM SUCESSO

Bom domingo pra vocês!
Obrigado a todos pelo sucesso que têm dado ao blog. O sucesso é nosso! Porque é para vocês que eu o mantenho. A audiência tem aumentado a cada dia e eu tenho como saber disso porque o servidor me fornece o controle de tráfego.  Vocês estão ótimos com o boca-a-boca. Continuem assim.
Só um puxão de orelha; vocês não estão comentando. Preciso saber o que estão achando das publicações.
Em breve tenho uma novidade. Só adianto que por aqui passarão grandes profissionais roteiristas que dividirão suas experiências vencedoras conosco.
Abaixo umas notas sobre o audiovisual.

KIEFER SUTHERLAND FALA SOBRE O ROTEIRO DO FILME 24 HORAS

O roteiro do filme 24 horas deixou o ator Kiefer Surtherland bem empolgado e em uma recente entrevista a uma revista norte-americana ele falou sobre a nova empreitada e até revelou detalhes da produção, que terá suas filmagens iniciadas em abril.

 A entrevista deixou clara a importância de um roteiro para um filme. Isto porque, quando o roteiro é bom, os diretores se empolgam em dirigi-lo, os produtores em produzi-lo e os atores em defenderem seus papéis. Todos da melhor forma possível. Como tenho dito, quando o roteiro é fraco, o efeito é exatamente o contrário. Resultando em uma obra final ruim.

O roteiro é o início de tudo. Embora ainda exista quem não perceba isso.

SELTON MELLO PRIORIZA O ROTEIRO EM SEUS FILMES

Outro ator que justifica o sucesso que possui é Selton Mello. Em uma recente entrevista, para o lançamento do filme  “Billi Pig”, onde contracena com Grazi Massafera, ele deixou claro que ficou empolgado com a história e disse ainda que aceitou o convite para atuar no longa, porque quando se deparou com o roteiro o achou “insano, divertido e genuinamente brasileiro.”
O filme estreou nos cinemas nesta sexta-feira dia 02 e acho que a declaração deixou mais do que claro o que este blog já desconfiava: para aceitar entrar em um projeto, ele leva em consideração a qualidade do roteiro em detrimento do cachê. (porque tem quem só vise o dinheiro)
Por isso você é um sucesso garoto.

NETO DE SILVIO SANTOS VAI TRABALHAR NA GLOBO

Depois de uma série de especulações em torno do assunto, as partes envolvidas chegaram a um acordo e finalmente foi divulgado que Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, vai trabalhar em uma das próximas novelas da Globo.
O rapaz, de grande talento, vem trilhando uma sólida carreira no teatro como ator. Mas a notícia tem ganhado importância na mídia justamente por ser ele neto de quem é.
Isto porque a TV é curiosa e a dinâmica das coisas muda conforme as conveniências. Num meio onde os egos se inflamam com uma facilidade homérica, as “vingancinhas” (as vezes descabidas), dão a tônica da situação. Como hoje o SBT não é uma ameaça para a Globo, o trânsito do rapaz se deu de forma livre e leve, sem ranger de dentes e ataques de urticária. Sucesso pra ele.
Só uma pergunta: e se ele fosse neto do Edir Macedo?

TV POR ASSINATURA ESTÁ EM EBULIÇÃO

Atenção assinantes de TV por assinatura, os próximos meses serão decisivos para vocês que têm este veículo de comunicação como forma de lazer e informação.
Atualmente está em vigor a Lei 12.485 que tem causado um intenso conflito entre as operadoras de TV por assinatura e os produtores audiovisuais. Isto porque em um dos pontos da Lei, há exigência de uma cota mínima de exibição de conteúdo nacional pelos canais pagos.
A SKY maior operadora de TV por assinatura do país tem se voltado veementemente contra a Lei, ingressado, inclusive com uma Ação de Inconstitucionalidade e tem incentivado os assinantes a também manifestarem opinião contrária.
Segundo os autores da proposta da Lei o objetivo é fomentar a produção independente nacional com conteúdo voltado exclusivamente para a TV paga, o que injetou uma onda de ânimo nos produtores.
Particularmente eu sou a favor, porque de fato a idéia inicial é boa, embora mereça alguns reparos.
Inobstante as polêmicas, é necessário fazer o audiovisual se tornar industrial, tanto na forma de desenvolvimento de políticas de fomento, como para a linha de capacidade produtiva e criativa.
Os roteiristas devem estar atentos para essas necessidades para canalizarem seu processo criativo na busca de criação de conteúdo que reúna qualidade tradicional com soluções interativas, ou transmídia. Esse é o caminho e acho que é irreversível.
Mas para que o nosso espaço aqui no blog não fique algo muito segmentado. Nós também falaremos de novelas, afinal para que possam alcançar êxito, elas também passam por um intenso processo criativo e exigem dos seus autores (roteiristas) uma alta dose de criatividade e disciplina.
Do ponto de vista de “roteirístico” sabem como se inicia a produção de uma novela? Amanhã eu responderei. Aguardo vocês.

Abaixo algumas notícias sobre o audiovisual.

VIA EMBRATEL MUDOU DE NOME

Por falar em TV por assinatura a VIA EMBRATEL mudou de nome para Claro TV. Por enquanto a mudança só será no nome. Os preços dos pacotes continuarão iguais e o contrato com os assinantes idem.
A Claro TV é a terceira maior operadora de TV por assinatura do país e faz parte do grupo América Movil, a mudança se deve a uma estratégia de reposicionar a marca e torná-la ainda mais competitiva.
Não seria uma ótima oportunidade para colocarem o FOX SPORTS no seu “line up” ?

PORTAL R7 INCORPORA O “KIBE LOCO”

Não é só na TV que a Record tem pretensões de expansão. O seu braço na internet, o portal R7 também pretende estar no topo da lista entre os portais mais acessados. Para isso tem adotado uma constante política de aquisições e parcerias.
 A partir de ontem o “kibe loco”, um dos maiores sites de humor do país, passou a ser hospedado no R7. O site tem uma audiência diária de 200 mil acessos e com a parceria pode potencializar a audiência total do portal.

NOVELA “A VIDA DA GENTE” TERMINA COM ALDIÊNCIA MORNA

Bem avaliada pela crítica especializada e por setores internos, a novela das dezoito horas da TV GLOBO não repetiu o êxito da antecessora “Cordel Encantado”.
A audiência do último capítulo da novela deu uma média prévia de 24 pontos. Baixa para os padrões da emissora.
De qualquer forma memorizem este nome: “Lícia Manzo”. Ela foi a autora da novela e se depender da qualidade do seu primeiro texto solo ainda vai escrever muitas outras. Parabéns pra ela.

NOVELAS MEXICANAS CONTINUAM DANDO BOA AUDIÊNCIA AO SBT

O SBT está animado com as audiências que as novelas mexicanas têm dado nas suas reprises no horário vespertino. “Marimar”, recém apresentada e “Maria do Bairro”, respectivamente deixou e tem deixado a emissora com alguns pontos de audiência a frente da Record. A quem diga que a próxima a ser reprisada seria “A Usurpadora”.
O curioso nisso tudo é que quem tem o atual contrato com a Televisa, produtora dessas produções, é a Record. Mas muitas novelas já pertenciam ao pacote do SBT, o que faz com que a emissora de seu Silvio gaste nada ou quase nada com as reprises.
Êita tio Silvio não tem jeito né? Ele sempre encontra um caminho para encher o saco dos bispos.

RAFINHA BASTOS FARÁ VERSÃO TUPINIQUIN DE “SATURDAY NIGHT LIVE”

Batido o martelo! O humorista Rafinha Bastos dissente do CQC da BAND, assinou contrato com a RedeTV!. Na nova emissora ele vai comandar a versão brasileira de “Saturday Night Live”, o programa de humor de maior sucesso da TV Americana.
Além de protagonizar, ele vai produzir a atração que é fruto de uma parceria da produtora Endemol Brasil com a RedeTV! e terá como dia de exibição o domingo, no mesmo horário que era ocupado pelo Pânico.
Na nova casa o humorista já anda fazendo piada, a começar pelo dia de exibição do programa, já que como todos sabemos, “saturday” é sábado.
Rafinha, boa sorte pra você. Só não vai dizer que come criancinha tá!

DONOS DA REDETV! VÃO PROCESSAR O PÂNICO POR DANOS MORAIS

Por falar em RedeTV!, os seus proprietários, Marcelo de Carvalho e Almicare Dallevo Jr. já anunciaram que vão processar Tutinha, o dono da marca “Pânico”, que em uma entrevista a um site teria dito que na Band, ele tem uma estrutura que não tinha na RedeTV! para trabalhar. “Ele sempre pagou de mendigo e pobrinho. A última gravação do ‘Pânico’ saiu daqui com 60 veículos para o programa. Ano passado, fizeram várias viagens. Nós tínhamos e temos estrutura tecnológica na RedeTV!. Não existe nenhuma instalação tão moderna quanto esta. Tinham helicóptero, cenografia própria, dois cenários virtuais”, declarou Marcelo indignado. E continuou: “Devemos tomar providências para ele responder por danos morais. Repudio isso, é uma tremenda de uma sacanagem falar uma coisa dessas. O Tutinha e Emílio (Surita) recebiam metade do faturamento do Pânico. A outra metade, ia para todo o resto, todos os humoristas e produção”, declarou Marcelo, que ainda propôs: “Desafio os dois a mostrarem o contrato deles e de outros humoristas”.
Como vocês podem ver esta história vai render.

sexta-feira, 2 de março de 2012

O CINEMA DEVE SER ALGO RENTÁVEL

O cinema deve ser algo rentável, acho que ele deve buscar sua auto-suficiência, ou ao menos não depender tanto do Estado para o seu financiamento.
Infelizmente a maior parte das produções do cinema no Brasil não tem pretensões de fazer bilheteria. Nela estão inclusos os filmes autorais e independentes, que necessariamente não são sinônimos de boa qualidade.
Sou a favor de que o Estado fomente a produção audiovisual como um todo, mas seus realizadores devem ter o compromisso de fazerem com que suas produções possam ter retorno de bilheteria.
Aqui no Brasil temos a equivocada ideia de usar como sinônimo de “comercial”, o que é ruim ou de “mal gosto” e já é muito difícil fazer dissociar as duas coisas, apesar de não possuirem qualquer similitude.
É possível fazer com que o cinema possa ser algo de bom gosto e ao mesmo tempo fazê-lo rentável, ou ao menos tentar fazê-lo. Imaginar o contrário é um posicionamento antiquado e conformista, algo que parte de quem, tão somente quer viver de financiamento sem o compromisso com o público ou de formar público.
O cinema vive para o público e deve ir em busca dele. Não é possível imaginar o contrário, porque estaríamos privilegiando “nichos” ou “segmentos”, o que afronta a democracia e o direito de acesso ao lazer e a cultura.
As necessidades da sociedade vão aumentando, e os investimentos públicos infelizmente são desproporcionais a este crescimento. O cinema deve estar preparado para que a sociedade um dia possa questionar a forma de financiamento atual, já que o dinheiro público é utilizado para financiar a produção cinematográfica através das leis de incentivo. Mas a maior parte da produção não se volta para ir ao encontro do grande público. Isto porque a maioria dos filmes autorais é voltada tão somente para festivais e mostras restritas para poucos.
O desafio do cinema é fazer com que seus produtores saiam da zona de conforto do tipo “o Estado tem obrigação de financiar o cinema e pronto” e enveredar para o caminho da sua sustentabilidade, tentando aliar qualidade com perspectivas bilheteria. Acho que “O Palhaço” indicou este caminho, agora é só segui-lo.

Abaixo algumas notas do audiovisual.

O GRANDE PÚBLICO AINDA QUER VER FICÇÃO

A maior parte do público ainda quer ver ficção. A prova disso é que dos dez filmes mais vistos no ano passado, todos foram deste gênero. Aí estão eles:


1. Rio - US$ 68 milhões
2. A Saga Crepúsculo: Amanhecer, Parte 1 - US$ 64 milhões
3. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 - US$ 57 milhões4. Os Smurfs - US$ 52 milhões
5. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas - US$ 49 milhões
6. Enrolados - US$ 39 milhões
7. Gato de Botas - US$ 36 milhões.
8. Transformers: O Lado Oculto da Lua - US$ 35 milhões
9. Carros 2 - US$ 33,9 milhões
10. Velozes e Furiosos: Operação Rio - US$ 33,7 milhões

Fonte: iMDb

PÂNICO NEM ENTROU NO AR E JÁ FAZ A BAND FATURAR

O programa Pânico ainda nem estreou na Band e já tem trazido alegria (para o pessoal da emissora do Morumbi). Das quatro cotas de patrocínio nacionais duas já foram vendidas. A primeira para uma cervejaria, que vai desembolsar R$ 114 milhões; e a outra no valor de R$ 63 milhões foi adquirida por uma holding de alimentos e produtos de higiene pessoal.

SAÍDA TURBULENTA

Por falar em Pânico, mal foi anunciada a sua saída da REDETV para a emissora informar que o faturamento do programa era de apenas 12% do total arrecadado pela emissora.
Tem quem ache que era bem mais.

YOUTUBE LANÇA CANAL EXCLUSIVO PARA O SERIADO “CHAVES”

Foi lançado no youtube um canal dedicado exclusivamente ao seriado “Chaves”, sucesso no Brasil pelo SBT. Ao total estão disponibilizados 153 episódios e o melhor, são dublados e sem intervalos comerciais.
O canal já é um sucesso de audiência, mas não se sabe se ele é oficial e se foi disponibilizado pela Televisa ou pelo próprio SBT.
Um recado para quem criou o canal: se por acaso ele não for oficial e os detentores dos direitos da série quiserem “balançar o coreto” é só dizer que “foi sem querer querendo”.

quinta-feira, 1 de março de 2012

O QUE É UM ROTEIRO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O CINEMA?

Não irei responder esta pergunta com um conceito técnico, porque aqui não será lugar para didatismo e também aposto que vocês não estão a fim de acompanharem um curso de roteiro “on line”. Vou fazer uso de uma forma meio tangencial e metafórica: a produção de um filme é resultado de um processo composto por sucessivas fases e que a fase inicial é a do roteiro. É a partir dele que tudo começa a ganhar forma.
Agora imaginem que um vício existente em uma das fases, passa a viciar as subsequentes, ou seja, um vício no roteiro compromete o processo como um todo e implica em um resultado final de qualidade duvidosa.
Embora se tenha convencionado que o cinema seja o lugar do diretor, um profissional desta categoria de talento mediano pode fazer um bom filme com um excelente roteiro, mas o contrário é bem mais difícil de acontecer.
Sim, o cinema é o lugar do diretor, mas a peça mais importante para o sucesso de um filme é o roteiro. Aliás, é melhor atenuar o tom e dizer que um excelente roteiro aliado a uma direção impecável pode galgar um filme ao sucesso absoluto.
Vejam: ao contrário do que se possa imaginar, não quero aqui travar uma “disputa de importância” entre profissões, porque ao final das contas, todos são cineastas e movidos por uma paixão em comum: a sétima arte.
Mas quando vocês perguntam a alguém se determinado filme foi bom, o que vocês esperam que esteja subtendida na resposta? Uma boa história. (logo um bom roteiro).
Curiosamente, há quem não dê a devida importância aos roteiristas. Há quem queira comprar um roteiro por “meia pataca”. Sem falar naqueles que modificam o roteiro por conta própria, trazendo conseqüências por muitas vezes desastrosas.
Imaginem a produção de um filme como sendo a construção de uma casa, e que o seu roteiro seja o alicerce, se este não for bem estruturado, comprometerá toda a obra.
E vocês acham que no processo de produção de um filme, o roteirista não tem importância? Se responderem que NÃO, estou com uma casa caindo aos pedaços, querem comprar?

Abaixo umas notas sobre audiovisual.

SERIA URUCUBACA?

A RedeTv! está em séria crise. O que tem sido evidenciado com os constantes atrasos no pagamento dos salários dos seus funcionários, apesar da emissora sempre ter negado que tenha deixado de realizar os pagamentos em dia.
Mas a crise ficou evidente com a súbita saída da turma do Pânico do canal e entre os motivos estariam os constantes atrasos no pagamento dos salários da sua equipe.
Há quem diga que a Rede TV seria a substituta da extinta Manchete, embora exista controvérsia sobre isso.
Havendo substituição ou não, a Manchete começou a dar sinais de que estaria entrando em crise com constantes atrasos nos pagamentos dos salários.
Estaria a história a se repetir novamente?

A NOVA RÁDIO DO GRUPO BANDEIRANTES

O Grupo Bandeirantes anunciou que vai lançar uma nova rádio segmentada, voltada exclusivamente para o esporte.
Ampliar o leque de suas mídias tudo bem, mas de nada adianta abrir mais um canal de comunicação e depois loteá-lo para igrejas evangélicas. É de se esperar que isso não aconteça. Que o diga o Canal 21.

MAIS UM EMBATE

Bastou a FIFA e a GLOBO anunciarem o acordo que garante a transmissão exclusiva das copas de 2018 e 2022 pela emissora carioca, para a Record lançar nota afirmando que vai estudar as medidas judiciais cabíveis na justiça do Brasil e da Suíça (sede da FIFA) para questionar a cessão dos direitos de transmissão.
A emissora do bispo afirma que ao final da COPA de 2010 na África do Sul, o diretor de TV da FIFA teria se manifestado no sentido de que a entidade promoveria uma licitação e que a mesma seria pública, transparente e aberta. Mas na prática não foi o que aconteceu, já que não foi dada oportunidade de se estabelecer concorrência entre as emissoras.
Em contra-partida a Globo lançou nota na tarde de ontem informando que a FIFA não tem obrigação legal de promover licitação dos seus torneios.
Vem aí mais uma rodada de troca da acusações e insultos entre as emissoras, embora acredito que nessa a Record já perdeu.

RICARDO TEIXEIRA CONTINUA NA CBF

Por falar em confusão por conta dos direitos do futebol. Para o ranger de dentes e ataque de urticária da alta cúpula da Record, Ricardo Teixeira foi reeleito como presidente da CBF, em eleição que ocorreu no dia de ontem e teve seu resultado divulgado já a noite.
Esse senhor já ocupa este cargo por mais de vinte anos e acho que vai ficar nele até o fim da sua vida (isto é uma opinião e não um desejo). Ops! se alguém tomar a minha opinião como uma constatação, acredito que vai ter quem deseje ansiosamente a sua morte.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 Francamente, alguém chegou a acreditar que o resultado seria outro?

VEJAM O FILME O PALHAÇO

Para quem ainda não viu, recomendo o filme “O palhaço” de Selton Melo.
Jamais recomendaria algo ruim pra vocês meus amigos. Infelizmente acho que o filme já saiu de cartaz, mas quando for lançado em DVD tratem de locá-lo.
Aliás, Selton faz parte da nova geração de cineastas que tentam aliar boa qualidade dos seus filmes com o desejo de fazer bilheteria. Quanto a isso postarei algo amanhã. Espero por vocês.