sábado, 5 de maio de 2012

MIAMI SE TORNA CENTRO DE PRODUÇÃO DE TELENOVELAS LATINAS

Inicialmente gostaria de dizer que as postagens aqui são diárias, sendo uma exceção quando isso não acontece. Podem comentá-las livremente. Não é preciso fazer qualquer cadastro. Aceito comentários como “anônimo”.
Na postagem anterior comentei acerca da produção de telenovelas dos EUA, pois bem, é em Miami que timidamente (?) tem se formado um verdadeiro pólo de produções de folhetins latinos. O objetivo é gerar conteúdo novelesco para as redes de TV´s voltadas para o público hispânico que vive na terra do Tio San: a Telemundo e a Univision.
No entanto, os avanços vistos em sede tecnológica e nos roteiros dessas produções, têm atraído a atenção de parte do público genuinamente americano. Quem diria eih...?!. Talvez seja esse um reflexo de uma certa alteração na tolerância aos latinos, que talvez já não sejam vistos como reles formigas. Embora ainda exista quem assim se comporte, com o fato de praticamente venderem sua alma ao diabo para cruzarem clandestinamente uma fronteira inóspita sob o sério risco de tomar um tiro bem no meio dos córneos.
A adesão de um público cada vez mais improvável para as tais novelas se deve ao fato de se retirar da sua linha de produção alguns artifícios controvertidos, tais quais, figurinos esfuziantes, cenários precários, maquiagem carregada e uma interpretação mecânica por parte dos atores.
Em contra-partida há a inclusão de elementos que acabam caindo no gosto do público em geral, como uma produção cuidadosa,  direção segura e um elenco de beleza ímpar, bem distante das novelas mexicanas antigas, cujos atores pareciam terem sidos escolhidos a dedo dentro de um trem fantasma.
A sensualidade também é permitida e corpos esbeltos são bem explorados, numa sinfonia de exibição cujos resultados podem ser semelhantes aos que surgem quando se vê as mais apetitosas épulas. Tudo bem inspirado nas produções brasileiras. Um exemplo dessa ode a beleza foi a novela Acorrentada, produção feita pela Venevision Internacional, que foi exibida recentemente pela CNT. Nela, um belo elenco era colocado exaustivamente com pouca roupa, com o nítido propósito de mexer com os homônimos dos espectadores.
É nessa linha que as produções latinas feitas nos EUA têm trilhado: contar uma história de forma ainda que folhetinesca, mas atenta aos “anseios” da sociedade moderna, com toques de violência e sensualidade. Viva ao prazer sem culpa! Neste sentido os americanos entendem muito bem, pois as maiores esculhambações do mundo são criadas nos EUA, mas para serem feitas ou testadas nos países dos outros, diga-se de passagem. E olha que não estou me referindo ao quesito bélico, porque neste caso a esculhambação é ao cubo multiplicada por trilhões.
Mas voltando ao assunto, este mercado tem se tornado cada vez mais real na cidade de Miami; lá, a política de tributação e de locação de imóveis de luxo, tem atraído as grandes produtoras, desejosas em terem suntuosas mansões como cenário das suas produções. Além de terem comprimida a carga tributária incidente nos seus orçamentos.
Quanto aos orçamentos, ainda não se pode dizer que as produções são arquimilionárias, pois, com três milhões de dólares é possível se fazer uma novela com 120 capítulos. Mas isso não significa dizer baixa qualidade. Há muito cuidado com fotografia, iluminação, cenários, figurinos e etc. Contudo, não exija uma qualidade de Rede Globo, que curiosamente tem rasgado seu manual insculpido no antigo “padrão de qualidade” com o intuito de atingir a classe “C”. Essa vai ser matéria para uma postagem em breve.
Mas novamente voltando ao assunto. O fato é que essa indústria tão crescente tem atraído profissionais de origem latina e olha que aqui não me refiro a profissionais atrás de subempregos. Diretores, produtores, técnicos, atores e roteiristas estão cada vez mais tomando esse rumo em busca de sucesso. O barato é que a oferta de vagas é tamanha que já existem agências especializadas em recrutar pessoal. Os requisitos? Falar espanhol fluentemente e claro ter talento!.
Contudo, tal qual a própria Hollywood em seus primórdios, há inexistência de sindicatos operantes, o que gera a ocorrência de eventuais abusos nos direitos trabalhistas, tais quais a sobrecarga de trabalho. Espero que seja algo a ser resolvido dentro em breve.
Portanto, a terra do Tio San, curiosamente, tem se revelado extremamente aberta aos profissionais latinos. Mas tão somente para aqueles que tenham algum tipo de formação, os quais acredito eu, em nenhum momento sequer tenham imaginado atravessar gatunamente um deserto para ser visto no país alheio tal qual como uma formiga. Sejamos formigas, mas triônicas, supersônicas, tal qual a atômica.
Sigam-me no twitter:
@TonnyCruzBR

2 comentários:

  1. Eu adorei essa novidade, mas como faço pra ver essas vagas? gostaria mesmo de trabalhar no exterior, mas queria sair daqui com algo em mente, pra não chegar lá e ficar louco.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Estou adorando teus posts!

    ResponderExcluir