quinta-feira, 19 de abril de 2012

CRISE COMPROMETE A CONTINUIDADE DA PRODUÇÃO DE CINEMA EM PAULINIA

Nas postagens anteriores, eu falei sobre os grandes estúdios que um dia já tiveram o título de “Hollywood Brasileira” (a Cinédia, a Atlântida e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Até parece que estava adivinhando o que estava por vir. Bem... De certa forma não foi uma adivinhação, pois o assunto já estava pairando há algum tempo, mas foi por esses dias que a coisa estourou de vez.
Refiro-me a crise que se instalou no Pólo de Cinema de Paulínia (interior de São Paulo). Como todos sabemos, ele foi criado com a ambição de se tornar a “Hollywood Brasileira” da atualidade, título que por um certo tempo lhe caiu bem, até como forma de patriotismo e incentivo para a continuidade do projeto.
À época da sua criação, foi instalado um verdadeiro complexo de atividades de execução para o audiovisual, bem como para capacitação humana, através de cursos modulares, onde, até uma escola esteve voltada especificamente para a formação de profissionais a serem inseridos no mercado cinematográfico.
O projeto foi resultado da iniciativa da administração municipal, que canalizou recursos advindos, em sua maioria absoluta, da indústria petroquímica instalada na região e serviram para a construção de um estúdio de animação com equipamentos de última geração (que não produziu um único filme); a Escola Magia de Cinema, destinada a capacitação de produtores, diretores e roteiristas), atualmente sem oferecer cursos; além de cinco grandes estúdios que, pelo "andar da carruagem" estão fadados a se transformarem em almoxarifados municipais.
Tais problemas têm tornado o Pólo foco das atenções, obviamente de uma forma bem menos glamorosa, pois a situação atual retrata uma realidade totalmente diversa da que se previu em sua criação e a causa é a de sempre: o descaso com a cultura. Desde o início, o projeto em sua totalidade, já consumiu cerca de R$ 490 milhões que correm o risco de irem para o ralo.
O estopim da crise ganhou contornos maiores, por conta do anúncio de cancelamento da edição 2012 do Festival de Paulínia, o principal Festival de Cinema do país (depois do de Gramado).
Um prejuízo de proporções indescritíveis, até porque ele leva recursos para a cidade, por conta da atividade turística, o que fomenta o comércio local.
Agora um grupo de produtores está tentando viabilizar o Festival, mas tem dependido de uma parceria com a prefeitura, que ainda não aconteceu.
Nestes últimos dias tem se iniciado um manifesto em todas as redes sociais, conclamando um diálogo para a solução do impasse. Manifesto ao qual estou fazendo parte e até me motivou a criar uma conta no twitter. Convido a todos para que venham juntos. Se você já tem a sua conta, me siga no @TonnyCruzBR, vamos twittar e retwittar para fazermos o nosso barulho também.
Espero por vocês.

Ps. Gostaria de dizer aos que têm me acompanhado aqui blog que deixem o meu e-mail para recebimento de mensagens de cunho profissional. Outras mensagens podem colocar nos comentários das postagens. Elas servem para isso e como já disse outro dia, não há necessidade de cadastro.
Sim. As postagens aqui sempre são diárias, sendo uma exceção quando isso não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário