quinta-feira, 29 de março de 2012

LIVROS DA SÉRIE VAGA-LUME VÃO VIRAR FILMES

Lembro que a leitura de paradidáticos na época da escola sempre foi algo muito delicado, porque muitos livros indicados aos alunos estavam fora das suas realidades e o que deveria ser um ato de prazer virava um verdadeiro martírio.
Mas as vezes as coisas mudavam e eis que surgia uma luz no fim do túnel. Isso acontecia quando a indicação se voltava para algum livro da série vaga-lume. Uma coleção literária especialmente voltada para o público juvenil da época. Quem está na faixa dos trinta anos sabe bem o que estou falando.
Essa série era marcante porque, quase sempre, aliava a boa literatura com uma narrativa ágil e caía facilmente no gosto dos seus leitores, que se identificavam com aqueles personagens e até se imaginavam dentro daquelas histórias. Lembro bem de “O Ninho dos Gaviões”, “A Turma da Rua Quinze”, entre outros.
É claro que na época esta série não era uma unanimidade entre os professores, pois sempre existiam aqueles mais ortodoxos que se contorciam de raiva, porque para eles, só mereciam espaço no céu de brigadeiro Machado de Assis, José de Alencar e companhia limitada. Professores bobinhos né? Mal sabiam eles que bruxinhos, lobisomens e vampiros, estavam por vir em gerações seguintes.
Machado, José, Graciliano, são ótimos e eternos, mas a literatura juvenil também é importante para a consecução do hábito de leitura dos jovens, embora os seres da última linha do parágrafo anterior devam continuar a passarem longe da adoção pelas escolas. Caso contrário, quem vai se contorcer de raiva sou eu.
Mas por que estou tendo este lampejo literário melancólico agora? Porque acabei de saber que dois livros da série vaga-lume vão virar filmes. São eles: “O Mistério do Cinco Estrelas” e “O Cadáver Ouve Rádio”. Estes eu não li, mas para ganharem adaptações para o cinema é porque devem ser bons (em tese).
E vocês leitores leram livros dessa série? Lembram de ao menos um? Envie um comentário. Vamos criar uma onda nostálgica neste blog.

2 comentários:

  1. Poxa vida, com certeza! Essa série é muito bacana. Lembro-me que era uma viagem a cada leitura. Só não me lembro agora de nenhum título em específico mas sei que deu saudades.

    Agradeço ao "lampejo literário melancólico", pois é bom lembrar destas coisas. Só quem viveu naquela época é que sabe o que "esta" época está perdendo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. E não são só esses dois livros!
    Estou produzindo a adaptação em desenho animado de "O Caso da Borboleta Atíria"!! - http://ocasoatiria.blogspot.com.br/
    Ano que vem, se tudo der certo, estará no ar o 1º episódio!

    ResponderExcluir